segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

10 situações que podem causar dor de cabeça

10 situações que podem causar dor de cabeça 




A cefaleia, nome cientifico para a tradicional dor de cabeça, é algo bem comum: 85% da população adulta mundial sofre, eventualmente, com algum tipo de dor de cabeça, mas geralmente consideramos essa dor normal e não a vemos como algum indicativo de problema.
O neurologista Leandro Teles explica que muitas pessoas acreditam que ter dor de cabeça é algo normal. “Pode ser comum, mas definitivamente não é normal. Se as dores são frequentes, intensas e trazem impacto na qualidade de vida é melhor procurar um especialista”, alerta o neurologista.
O que acontece é que existem mais de 150 tipos de dor de cabeça que são divididas em primárias, que não são decorrentes de outras doenças, como a enxaqueca e a cefaleia tensional. E as secundárias, que são aquelas mais preocupam porque sinalizam a presença de outras doenças como meningite, aneurismas e sinusites, entre outras.
No entanto, algumas situações podem precipitar crises de dor de cabeça principalmente em pacientes com predisposição como os portadores de enxaqueca. Aquele jejum prolongado, por exemplo, pode gerar dor de cabeça tensional e precipitar crises de enxaqueca. “Isso ocorre pela diminuição do açúcar no sangue e a produção de neurotransmissores que podem deflagrar as crises”, explica Leandro.
Uma dica para evitar dores de cabeça é dormir bem. Isso é fundamental para afastar crises de cefaleia. Privar-se deste descanso ou dormir demais podem resultar em dores de cabeça desnecessárias.

1 – Tensão Pré-Menstrual (TPM)
A queda abrupta dos níveis de estrógeno no sangue (seja em um ciclo natural, seja com a interrupção da pílula anticoncepcional) pode provocar crises de dor que, geralmente, ocorrem poucos dias antes da menstruação, mas podem ocorrer durante e eventualmente logo após o sangramento.

2 – Fome provocada
Aquele jejum prolongado (a opção de ficar sem comer durante o dia) pode gerar dor de cabeça tensional e precipitar crises de enxaqueca. Isso ocorre pela diminuição do açúcar no sangue e a produção de neurotransmissores que podem deflagrar essas crises.

3 – Muito calor
Dessa situação não dá para fugir quando o calor é intenso nas grandes metrópoles. Ele provoca cefaleia por causa à dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.

4Estresse
O estresse do dia a dia não provoca enxaqueca, mas certamente pode agravá-la. Para quem não tem enxaqueca, o estresse pode gerar dores de cabeça do tipo tensional por contração involuntária e exagerada da musculatura craniana.

5Alimentos
Os queijos amarelos fornecem substâncias que interferem na química cerebral, sendo que a principal delas é a tiramina, que incrementa a dilatação dos vasos cerebrais, uma das condições que respondem pela enxaqueca. O chocolate é outra gostosura que pode desencadear crises, pois ele possui moléculas que promovem alterações químicas no cérebro. Nessa lista, entram os frios e embutidos, que contêm nitritos e nitratos, substâncias nocivas que estimulam a dilatação dos vasos, e temperos que levam em sua fórmula glutamato monossódico, outro vasodilatador.

6Privação de sono
Dormir bem é fundamental para afastar crises de cefaleia. Por isso, é importante regrar o ritmo do sono. Privar-se deste descanso ou dormir demais podem resultar em dores de cabeça.

7 – Bebidas alcoólicas
O vinho tinto é outro produto que contém moléculas que alargam o calibre dos vasos cerebrais. Além disso, o álcool é um potente vasodilatador, ou seja, uísque, cerveja e vodca podem deflagrar a dor.

8 – Bruxismo
Provoca cefaleia porque a musculatura mastigatória fica contraturada e provoca disfunção de ATMs (articulações têmporomandibulares). Procure um dentista para resolver este problema.

9 – Sinusite
Ela causa dor devido à inflamação e acúmulo de secreção com aumento da pressão nas cavidades chamadas seios paranasais. Isso provoca muita dor que piora quando o paciente abaixa a cabeça e/ou se submete a pressurizações/despressurizações.

10 – Cafeína
Há quem reclame de dor de cabeça se exagera no café. Por outro lado, quem está habituado a tomá-lo, sente mal estar se ficar sem ele. O melhor é não exagerar na dose: três xícaras por dia é o ideal [ler aqui sobre]. Vale lembrar que a cafeína também é utilizada na composição de diversos analgésicos para aliviar as crises, afinal ajuda a controlar a dilatação dos vasos no cérebro.

Fonte: MSN Mulher
Edição: Maiquel Fleck

http://hynib.blogspot.com.br
http://www.brasmed.com
http://www.bioshoping.com.br

http://saudeprazeremestarbem.blogspot.com.br/
http://www.facebook.com/Hynib?ref=stream
http://www.facebook.com/pages/Mente-s%C3%A3-e-corpo-s%C3%A3o-sa%C3%BAde-e-qualidade-de-vida/429792813742341?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário