quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Chás do mundo


Chás do mundo


Daqui e de lá

O chá é a mais popular bebida no mundo, depois da água.
Quer dominar a arte do chá? No momento de beber uma boa xícara desta bebida, saiba a procedência e outros dados interessantes que complementam o ritual. Tradicionalmente, o chá é originário do Oriente, onde é bebido há mais de 5.000 anos. China e Índia disputam o título de “mães” do chá, embora isso perca a importância quando se provam as variedades de ambos os países: todas diferentes e deliciosas. O chá do Ceilão é conhecido no mundo inteiro por sua qualidade. Jamais deve superar a temperatura de 95 graus centígrados, para não arruinar as delicadas ervas. Japão e Indonésia não ficam atrás na competência em preparar essa popular infusão: para seus habitantes, o chá faz parte da dieta básica. Você também pode desfrutar o prazer e as propriedades dessa bebida maravilhosa.

Chás impostores

Uma xícara de chá verdadeiro só pode ser assim considerada se resultar da infusão das folhas de Camellia sinensis, popularmente conhecida como chá verde. Mas há uma grande variedade de plantas que podem ser usadas no ritual, para brincar com a novidade e o exotismo. Ervas, frutas, sementes e até pétalas de flores podem produzir chás deliciosos. Você terá uma variedade interminável para a surpresa e delícia de seus convidados. No entanto, é preciso ter cuidado ao fazer infusões com ervas medicinais. Elas contêm substâncias que, em excesso, podem provocar efeitos indesejáveis. As infusões com pétalas de flores são inigualáveis em sua delicadeza. Prefira rosa ou jasmim, e acompanhe com alguns doces para uma ocasião especial.

Chás na América

A América tem suas próprias infusões, que nada deixam a desejar para os tradicionais chás orientais nem aos rituais europeus. A infusão de erva-mate é muito popular na América do Sul: Argentina, Uruguai, Paraguai e sul do Brasil somam milhões de fanáticos pela bebida. Se avançarmos mais ao sul, na enigmática e fantástica Patagônia, chegamos aos reinos das frutas vermelhas e azuis, como a cidade El Calafate. Lá, a estrela das infusões é a rosa mosqueta. Apesar de não ser originária dessa região, encontrou na Patagônia solo e clima ideais para seu desenvolvimento. O chá de rosa mosqueta é ideal para acompanhar tortas de frutas vermelhas, como groselha e framboesa. Coragem! Convide seus amigos para percorrer o mundo através de infusões deliciosas!

Fonte: Discovery
Edição: Maiquel Fleck

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário