quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Comer de forma saudável pode ser muito simples

Comer de forma saudável pode ser muito simples

Por Carolina Gaviria,NCC
Psicóloga

Às vezes, sentimo-nos confusos e insatisfeitos com nosso estilo de vida e nossa alimentação, divididos entre o desejo de realizar mudanças e a falta de motivação. Não se deixe levar pelo pessimismo e comece com mudanças pequenas. Comer de forma saudável pode ser muito simples. As dicas deste artigo ajudarão você a se sentir melhor consigo mesma, manter seu ideal e ter mais energia para enfrentar as diferentes situações que se apresentam.
Não pense nos alimentos de que gosta como algo fora de seu alcance. Comece reduzindo o tamanho das porções não saudáveis e acrescente um alimento saudável em seu prato por dia. Uma técnica muito simples consiste em utilizar pratos pequenos para que as porções pareçam maiores, substituir sucos e refrigerantes por água, e anotar em um diário seus hábitos alimentares para determinar o que você come e em que horários. Lembre-se que você só precisará mudar o que considerar importante para melhorar sua qualiudade de vida.
Quando comer fora de casa, em restaurantes, peça uma salada e evite pratos rápidos e porções grandes. Peça um prato de tamanho normal e reserve algum tempo para desfrutar da refeição. Mastigue lentamente os alimentos para uma melhor digestão. Prefira água ou chá gelado sem açúcar no lugar de refrigerantes e sucos articificiais, e divida a sobremesa para evitar comer uma porção grande demais.
Se você tem o hábito de comer na frente da televisão ou do computador, lembre-se de que esse hábito contribui para a gulodice. Reserve o tempo necessário para comer na mesa com sua família e saboreie os alimentos sem distrações. Essa prática não só fortalece o vínculo familiar, como permite que você fique mais atento aos sinais de fome e saciedade enviados por seu corpo. Quando escutamos esses sinais, podemos definir limites e comer de forma mais moderada. Seu corpo leva cerca de vinte minutos para “avisar” que você está saciada. Por isso, fique atenta e pare de comer quando se sentir satisfeita.
Não pule nenhuma refeição. Não esqueça de que todas as refeições são importantes e necessárias para a saúde e o funcionamento perfeito do corpo. Comer de forma saudável pode ser muito simples, você só precisa de comprometimento e motivação para começar a realizar pequenas mudanças, sem se privar dos alimentos de que mais gosta.

Fonte: Discovery
Edição: Maiquel Fleck

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário